AIESEC Londrina

Documentário “Quem se importa” e os negócios sociais

Deixe um comentário

Ontem (14), a AIESEC em Londrina marcou presença na Semana Global de Empreendedorismo, quando foi exibido o documentário “Quem se importa” da diretora Mara Mourão!

O filme é muito bom e mostra como 18 pessoas, incomodadas com algumas coisas que viam, resolveram mudar a realidade a sua volta. Assim, elas tiveram a iniciativa de criar um negócio social! Mas o que é isso? Basicamente, é uma empresa como qualquer outra, mas que tem como objetivo solucionar algum problema social. Como uma norte-americana, filha de chineses, inconformada com que pessoas eram presas sem ter um pré-julgamento, infringindo os Direitos Humanos, fundou a International Bridges for Justice para que todos os presos pudessem ter acesso à defensoria pública. Ou um bengalês, Prêmio Nobel da Paz em 2006, incorformado com que a população pobre não conseguia empréstimos nos bancos e ficava cada vez mais pobre, fundou o Gremeen Bank e o microcrédito.

Quer saber mais sobre negócios sociais?

Quer saber mais sobre o filme “Quem se importa”?

Além da exibição do documentário, rolou um debate com os presentes sobre as impressões do filme e o que nós podíamos fazer. Todos gostaram muito e perceberam que é possível mudar a realidade e impactar as pessoas! Um ponto muito interessante é que ele não é nada utópico! Não são mostradas apenas ideias, mas ações e atitudes que deram certo e estão de fato mudando a sociedade! Também foram apresentadas algumas organizações que buscam fazer a sua parte: AIESEC, JCI, Movimento CHOICE e Movimento Oásis.

Marcos Fernandes, estudante de administração, diz que curtiu bastante a sessão com o debate no final e que experiências como essa “sempre ajudam a restaurar um pouco a fé na humanidade“. Comenta ainda que muitas vezes os meios de comunicação só trasmitem as coisas ruins, o que acaba por nos afastar dessas iniciativas em prol da humanidade, mas “é realmente bom poder sentir que existe um grupo muito grande de gente ainda interessada em fazer isso e, melhor ainda, é saber que esse grupo só tem aumentado“.

Se no final ficou aquele incômodo de “o que eu posso fazer?“, agora temos algumas ideias! =D

AIESEC Londrina e a Business Consultoria no primeiro dia do evento.

 

A AIESEC em Londrina agradece a todos os que participaram da Semana e a todos que fizeram ela acontecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s